Consegui chegar à entrevista e agora? Veja nossas dicas para se dar bem!

Nervosismo, ansiedade e até mesmo medo. Esses são alguns dos principais problemas enfrentados por candidatos que participam de uma seleção para uma nova vaga de emprego (www.jobtonic.com.br). A satisfação em passar por várias etapas, desde a análise de currículo até ser chamado para uma entrevista, que às vezes é a última etapa de uma seleção, dá lugar a sentimentos que muitas vezes atrapalham o desempenho dos candidatos ao emprego.

Para ajudar a enfrentar essa insegurança típica dessa fase, nós vamos dar dicas para que você consiga relaxar e ir bem preparado para essa etapa tão importante na busca pela tão sonhada vaga de emprego.

Falar a verdade – Em um processo seletivo as empresas traçam um perfil do profissional que desejam contratar. No momento da seleção informam alguns detalhes e deixam alguns fatores para descobrir durante a entrevista. Portanto, a nossa dica é que a melhor estratégia ao responder as perguntas durante a entrevista é dizer sempre a verdade. De acordo com especialistas, as melhores respostas são aquelas adequadas ao conteúdo da entrevista e que sejam verdadeiras. Inventar características e fingir ser diferente nunca dará certo. Os profissionais que realizam processo seletivo sabem reconhecer o que é verdade e o que é mentira.

Conhecer seus pontos fortes – Geralmente em processos seletivos, os entrevistadores realizam muitas entrevistas por dia, por conta disso, não dispõem de muito tempo para dedicar a uma pessoa. Entre as perguntas mais comuns estão quais os pontos fortes e os pontos fracos de cada candidato. Uma dica interessante e que pode ser diferencial na hora de responder a essa questão, é tentar pensar em cinco características positivas e cinco negativas. É importante não tentar esconder o que você ainda está trabalhando para melhorar. Lembre-se da dica número 1. O candidato muitas vezes não sabe o que a empresa espera dele, então é importante o candidato ser verdadeiro e mostrar que conhece a si próprio.

Imaginar que já conseguiu a vaga – Pense positivo! É uma dica comum, mas que faz toda diferença. Imagine-se como já estivesse conseguido a vaga e que a entrevista é apenas mais uma formalidade. Mas é importante não ser displicente com as respostas ou arrogante com o entrevistador. A autoconfiança fará com que você se expresse com mais firmeza.

E se não for contratado? – Existe essa possibilidade. Nesses casos, as pessoas pensam logo o pior, mas pode ser justamente o contrário, você ter um perfil superior ao da vaga pretendida. Em vários processos seletivos, há currículos e experiências profissionais que estão além do que a empresa pediu. A dica para este tipo de situação é usar a experiência adquirida e seguir em frente, buscar outras vagas e outras empresas, sempre de olho nas dicas anteriores.

No mais, aproveite a oportunidade de mostrar suas habilidades e aptidões. A entrevista, além de um processo técnico da seleção de pessoas, é o momento de demonstrar cara a cara o seu interesse de fazer parte daquela empresa e contribuir para o seu crescimento no mercado em que atua. Acredite em você mesmo e ofereça o seu melhor.